Aconteceu no último domingo (5), a tradicional Parada Gay de Contagem realizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem – Cellos.
A concentração foi às 12hs na Praça da Glória, no bairro Eldorado. A eata saiu às 16hs descendo a avenida Olímpio Garcia, subindo a avenida João César de Oliveira até a Praça Paulo Pinheiro Chagas e descendo até a praça Iria Diniz, onde o evento prosseguiu até às 20hs.
Segundo o Cellos, a Parada do Orgulho LGBT de Contagem é uma manifestação política e de livre expressão. É um ato público com objetivo de dar visibilidade às lutas do movimento social na garantia e ampliação de direitos, no enfrentamento do preconceito e violência em razão da orientação sexual e identidade de gênero e na efetivação de políticas públicas para a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
O Cellos Contagem cobrou da Prefeitura de Contagem um balanço da execução das políticas públicas para a população LGBT da cidade e apresentou reivindicações do movimento social apontando ausências e fragilidades de ações específicas, especialmente nas políticas sociais: assistência social, segurança pública, saúde e educação.
O o do público à Praça da Glória foi livre, sem catracas e sem revistas obrigatórias. As apresentações artísticas e os discursos políticos acontecerão em cima dos Trios Elétricos.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Contagem, Levi Sampaio, a ordem foi monitorar o evento, sem inibir os participantes e sem interferir na festa.
A Transcon fez os desvios no trânsito local. As duas pistas da avenida João César de Oliveira entre a avenida Olimpio Garcia até a Praça Paulo Pinheiro Chagas, no bairro Eldorado, foram fechadas.
Com isso, o trânsito em toda a região ficou confuso e congestionado durante toda a tarde e início da noite. O policiamento ficou por conta do 39º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.
Link relacionado
Temática LGBT marca início de agosto em Contagem