A falta das faixas para os pedestres atravessarem as ruas e avenidas em segurança é percebida em toda a cidade. Em frente à Câmara Municipal de Contagem, a sinalização apagada no asfalto também põe em risco os motoristas que trafegam pelo local.
Com a sinalização deficiente, carros de eio, caminhões e ônibus am em alta velocidade sem repeitar a faixa de travessia, desgastada pelo tempo. Alunos da Fundação de Ensino de Contagem - unidade Centec, fiéis da Igreja Matriz de São Gonçalo, moradores e trabalhadores da região têm dificuldades para atravessar a via, principalmente nos horários de pico.
Apagadas há vários meses, as faixas que dariam mais segurança aos pedestres causam efeito contrário. Muitas pessoas ficam indecisas se os motoristas darão ou não a preferência no momento da travessia.
Flagrantes
A reportagem do Diário de Contagem flagrou várias pessoas em dificuldades para travessar a rua Bernardo Monteiro, em frente à Câmara Municipal de Contagem. Motoristas am sem ver as faixas e alguns até param em cima delas.
Além da sinalização precária, a maioria dos pedestres não tem o devido cuidado no trânsito, também não respeitam a sinalização e não procuram os locais mais seguros para atravessar. A falta de educação generalizada no trânsito faz aumentar ainda mais os riscos e os números de mortes por atropelamentos.