Foto: Divulgação
No sexto ano de desfile, o “Bloco de Belô” – também conhecido como “bloco dos comunicadores” – atraiu cerca de 150 mil foliões às ruas da região Centro-Sul de Belo Horizonte, no último sábado (2).
Com trajeto novo, o cortejo ganhou 60 minutos em relação a edições anteriores, totalizando sete horas de folia.
“Saímos da rua da Bahia com avenida Álvares Cabral até a avenida Bias Fortes e, depois, descemos a rua Espírito Santo, voltando para o mesmo local da concentração. Atrás de nós, aquele mar de gente. Nem dava para ver o chão da rua, de tantos foliões. E o melhor, cantando as nossas músicas. É o trabalho de um ano dando certo na avenida e alegrando as pessoas que nos acompanham. Sem brigas, sem violência, só com muita vontade de se divertir”, afirmou o criador do bloco, o jornalista Robhson Abreu.
Animação em alta
Embora tenha sido o primeiro bloco criado para profissionais da comunicação na capital mineira, o “Bloco de Belô” vem atraindo uma multidão cada vez maior e mais diversificada. Em 2014, quando estreou na festa momesca, contou com aproximadamente mil foliões. No ano ado, já reuniu cerca de 80 mil, de acordo com a Polícia Militar.
Com a imponência em ascensão, em 2016, o bloco ou a contar com a Bateria de Belô, formada, principalmente, por comunicadores (jornalistas, publicitários, fotógrafos e relações públicas). Com o apoio financeiro de várias assessorias de comunicação, foi possível adquirir 30 instrumentos de percussão.
“Foi emocionante ver o entrosamento com as pessoas e mais maravilhoso ainda ver todos cantando ‘Amor de Carnaval’, a música do Belô em 2019. Não só ela mas ‘Belôzeiro’ e ‘Zé de Maria’. Estamos no caminho certo de valorizar o axé mineiro. Vamos mostrar ao Brasil que nós também fazemos um axé de qualidade e que podemos ser o hit de qualquer verão. O ‘Bloco de Belô’ ainda será reconhecido por sua qualidade musical e por ter os foliões mais alegres de BH”, disse o vocalista do bloco, o cantor baiano Alex Rodrigues, avaliando o Carnaval 2019.