Foto: Arquivo pessoal
A precariedade das guias das calçadas da rua Coronel Valdivino Costa, no bairro Vila Boa Vista, em Contagem, foi informada pelo morador Achiles Silva à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), em 17 de setembro deste ano. Segundo ele, no entanto, não houve resposta.
Silva vem solicitando a reparação do meio-fio na via. Ele afirma que, em alguns trechos, quando a rua foi asfaltada, a istração municipal não construiu as guias e os próprios moradores improvisaram, de maneira precária, a estrutura.
Recentemente, com a instalação de um sacolão na região, o movimento de veículos estacionados e fazendo manobras na área aumentou muito – “mais de 500%”, diz Silva –, o que contribuiu ainda mais para a degradação das guias, já que a maioria foi feita com tijolos comuns.
“Sendo assim, solicitamos a essa secretaria que faça a instalação das guias apropriadas, pois as mesmas trazem mais segurança aos moradores, além de manterem e conservarem os eios públicos”, solicitou o morador, em e-mail enviado à pasta.
Em nota, a Semobs informou “que enviará uma equipe ao local na próxima semana para realizar uma vistoria. Em seguida, será feita uma estimativa de custo para ver a prioridade de atendimento e quais providências podem ser tomadas”.