Data de publicação: 05-11-2021 17:28:00 92z2d

MST ocupa Samarco em protesto pelos seis anos da tragédia de Mariana s2x6v

Joel de Brito - Agulhas que Curam
5h2q6d
Foto: MST/Divulgação

Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a entrada da mineradora Samarco, em Mariana, na região central de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira (5). A ação também contou com a participação do Levante Popular da Juventude e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração.

Os manifestantes cobraram justiça pelo rompimento da barragem do Fundão, que está completando seis anos nesta sexta. A tragédia deixou 19 pessoas mortas, centenas de famílias desabrigadas nos subdistritos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Gesteira, além de uma grande devastação ambiental causada pelos mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos tóxicos, que chegaram a atingir o mar no Espírito Santo. Ninguém foi punido criminalmente.

Silvio Netto, da Direção Nacional do MST, afirmou que o rompimento da barragem em Mariana expôs as fragilidades do modelo de mineração adotado em Minas, e relembrou a tragédia de Brumadinho, que matou 270 pessoas.

“É importante ressaltarmos que esse modelo de mineração cria problemas ambientais e sociais, gera baixa arrecadação aos municípios, cria dependência e empregos que oferecem risco a toda a população mineira. Enquanto isso, toda a riqueza explorada beneficia o capital estrangeiro, materializado em empresas como a Samarco, a Vale e a BHP”, disse Silvio.

O MST também apontou a impunidade dos envolvidos e a falta de participação popular no processo de reparação aos atingidos.

ados seis anos, os reassentamentos ainda não ficaram prontos. Das 203 casas previstas em Bento Rodrigues, apenas 10 estão concluídas e 87 estão em construção. Em Paracatu de Baixo, das 83 moradias, somente 11 estão sendo feitas. 
Comentários

Charge 6183u


Flagrante 2v6k2y


Boca no Trombone 5k3mo


Guia Comercial 2572u


Enquetes 686l


Previsão do Tempo 4p496


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: [email protected]