Há várias semanas, a pista BH / Contagem da Via Expressa, tem ficado diariamente congestionada, no trecho na divisa dos municípios. No local, acontecem obras de melhoramento das vias de o para a Arena MRV.
Nos horários de pico, a situação se agrava e os motoristas gastam muito tempo para ar pelos longos congestionamentos. Já os ageiros dos coletivos que circulam pelo local, também são prejudicados. Nos ônibus lotados, os usuários são obrigados a enfrentar a situação em pé, todos os dias.

Uma das pistas da avenida Presidente Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Via Expressa, está ocupada pelas máquinas usadas nas obras. A Via Expressa começa em Belo Horizonte, a por Contagem e chega até Betim. Congestionamentos em qualquer trecho da via que liga a região, afeta diretamente os três municípios.

A reportagem do DC Online questionou a Prefeitura de Contagem sobre o que poderia ser feito para amenizar o sofrimento de motoristas e ageiros do transporte público. A Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência enviou uma justificativa:
A Prefeitura de Contagem esclarece que as obras da Arena do Galo, bem como o referido trecho da Via Expressa, estão localizadas no bairro Califórnia, em Belo Horizonte. Sugerimos que entre em contato com a gestão municipal da capital.
Isto é, a Prefeitura de Contagem deixou claro que o problema é do vizinho. Continuamos aguardando a resposta da Transcon e da BHTrans.
