Foto: Robson Rodrigues
O Centro de Consultas Especializadas (CAE) Iria Diniz, o maior centro de especialidades médicas de Contagem, teve suas atividades suspensas na sexta-feira (18/12), após um furto de cabos de energia elétrica e internet na madrugada da última quinta-feira (19/12).
A ação criminosa gerou danos graves na infraestrutura e comprometeu o atendimento de cerca de 900 pacientes por dia.

Fotos: Divulgação/PMC
Com a invasão, houve a suspensão total do fornecimento de internet e do funcionamento de equipamentos de ar-condicionado, além de falhas na rede elétrica, principalmente no primeiro andar da unidade.
Exames de raio-X, audiometrias, cirurgias ambulatoriais e evolução de atendimentos aram a ser realizados manualmente, mas muitos procedimentos foram cancelados.

Deixaram de ser realizados:
100 exames de raio-X;
20 audiometrias;
30 cirurgias ambulatoriais.
Na tarde de quinta-feira (19/12), a equipe constatou que a falta de energia também afetou o fornecimento de água para o prédio, o que levou à suspensão completa dos atendimentos nesta sexta-feira (20/12).

Danos e previsão de retorno
A equipe de manutenção avaliou os danos como gravíssimos e de reparo complexo, devido à rede elétrica do tipo industrial. Não há previsão para o retorno integral das atividades.
A Secretaria de Saúde informou que está empenhada em restabelecer os serviços e em contato com as autoridades para investigar o crime.

CAE Iria Diniz
O CAE Iria Diniz é referência em saúde em Contagem, realizando cerca de 11.500 consultas, procedimentos e exames mensalmente. A unidade conta com mais de 30 especialidades, como pré-natal de alto risco, cirurgia de mão, vasectomia, e uma ampla estrutura.
Segundo a Prefeitura de Contagem, o CAE possui 50 consultórios, Ginásio de reabilitação, Três blocos cirúrgicos, salas para exames como raio-X, mamografia, ultrassonografia, eletroencefalograma e audiometria, e também abriga o programa IST/Aids e uma farmácia para o tratamento de HIV e hepatites B e C.
Fonte: PMC