Foto: Divulgação 443u2h
Vazamento de documentos relacionados às negociações de paz entre Israel e palestinos provocou uma crise política entre autoridades palestinas.
De acordo com a Al-Jazeera, os documentos revelam que negociadores palestinos estariam dispostos a fazerem concessões a Israel, incluindo permitir que Israel anexasse praticamente todos os assentamentos judaicos construídos em Jerusalém Oriental em troca de terras em outras regiões no ano de 2008.
Desde 2007 Israel ocupa a Cisjordânia e Jerusalém Oriental com mais de cem assentamentos na região e 500 mil colonos judeus.
De acordo com a BBC, a divulgação dos documentos que a Al-Jazeera decidiu compartilhar com o jornal britânico The Guardian tem sido considerada o maior vazamento da História do conflito no Oriente Médio.
O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, citado pelos documentos como mensageiro da proposta a Israel, negou a veracidade dos documentos .
Analistas acreditam que o vazamento pode prejudicar a Autoridade Palestina e enfraquecer o presidente palestino Mahmoud Abbas, já que esses temas são considerados sensíveis nas negociações de paz.
A Al-Jazeera deve divulgar ainda nessa semana cerca de 1.684 documentos secretos incluindo atas de reuniões, e-mails e comunicações entre palestinos, israelenses e autoridades americanas, realizadas entre 2000 e 2010.
Fonte: BBC